Perguntas frequentes
Cooperativa
1) O que é a Cooperativa de crédito?
A Cooperativa é uma instituição financeira que pertence a todos os seus associados, que são empregados do Grupo Pão de Açúcar. O contrato de adesão pode ser assinado tanto na hora da admissão quanto depois de estar na empresa. A Cooperativa de Crédito GPA nasceu em 1975. Desde a sua fundação, tem a missão de contribuir para o desenvolvimento, educação financeira e a qualidade de vida de seus cooperados. Alinhada à filosofia cooperativista, oferece uma série de vantagens em produtos, benefícios e serviços, além de orientação financeira.2) Quais são os princípios cooperativistas?
Os princípios cooperativistas são: livre adesão, gestão democrática, participação econômica dos membros, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade.3) Quais são meus direitos e deveres como cooperado?
Todos os cooperados têm direito de votar nas eleições e ser votado para representar os associados, participar das operações da cooperativa, examinar os livros contábeis e demais documentos da cooperativa e opinar e defender as suas ideias. Os deveres dos cooperados são: participar das assembleias (presencialmente ou através dos representantes), acatar as decisões da maioria, votar nas eleições e cumprir todos os compromissos que forem assumidos com a cooperativa.4) Quem pode se associar?
Todos os funcionários do Grupo Pão de Açúcar.5) Como posso participar e me associar à Cooperativa?
Se você é colaborador(a) GPA, sua adesão deve ser solicitada no ADP eXpert, na seção Benefícios.Confira o passo a passo no link:
https://www.gpativa.com.br/associe-se/6) O que são cotas? Elas têm algum custo?
As cotas de capital são as contribuições mensais, no valor de 1% do seu salário (arredondado para cima, com limite de R$100,00). É com essa contribuição que a cooperativa consegue executar todas as suas ações. Esse dinheiro fica guardado e vai formando um “pé de meia” para o seu futuro. Quando você se desligar do GPA esse dinheiro é devolvido integralmente para você.7) Quais são as vantagens de me tornar cooperado?
Além de poupar dinheiro através das cotas de capital, todo associado tem acesso aos benefícios e parcerias disponíveis e tem à disposição as linhas de crédito com taxas de juro justas e competitivas com o mercado. Além disso, contribui para a melhoria da qualidade d vida de todos através das ações da Cooperativa.8) Não utilizo os produtos e serviços da Cooperativa, por que devo me manter associado?
Além de contribuir com a melhoria da qualidade de vida de todos os associados, você tem à disposição todos os produtos, benefícios e parcerias da Cooperativa, tem acesso a todas as ações que que ela promove e o seu dinheiro está guardado para quando você deixar a companhia. Além de perder todas essas vantagens ao se desligar da Cooperativa, você também não poderá se reassociar após feito o desligamento.Empréstimo / Atendimento
9) Quando e como posso pedir meu primeiro empréstimo?
Sendo cooperado, você pode solicitar empréstimos se tiver, pelo menos, 3 meses de contratação pela companhia, e no mínimo 1 (uma) cota descontada em folha de pagamento e integralizada na Cooperativa. Para pedir o seu empréstimo, você deve consultar o nosso guia, na seção de Empréstimo nesse site.10) Qual o prazo para o meu empréstimo ser aprovado?
Para solicitações de empréstimo, o prazo do crédito em conta é de 1 dia útil após processamento. Confira o horário de processamento na tela do aplicativo, no momento da solicitação.O prazo para solicitação e aprovação de contratos de renovação é sempre do 5º dia útil até dia 13 de cada mês ou o último dia útil anterior ao dia 13, quando esta data cair em dia não útil (finais de semana ou feriados).
11) Como sei se o meu empréstimo foi aprovado?
As solicitações de empréstimo e renovação são feitas exclusivamente pelo aplicativo GPAtiva.Segue guia passo a passo para apoiar no acesso ao aplicativo e etapas de solicitação de empréstimo https://www.gpativa.com.br/docs/guia-de-acesso-app-23.pdf Para a solicitação ser processada, é importante seguir até a última etapa do pedido do empréstimo, clicando no botão concluir solicitação. Após clicar nesse botão, deverá aparecer tela verde confirmando a data do crédito. Somente se essa tela aparecer, que confirma o processamento do pedido.
Se a tela verde não aparecer, aguarde 15 minutos que o aplicativo reseta a tentativa de solicitação, e libera tela novamente para solicitação de empréstimo.
12) Por que solicitei um valor de empréstimo e o crédito que caiu na conta corrente é outro?
Existem duas situações em que isso pode acontecer: Existe o IOF (Imposto sobre operações financeiras) que, por lei, a Cooperativa é obrigada a reter no ato do crédito em conta. O percentual cobrado sempre aparece nas simulações, antes da contratação do empréstimo. No segundo caso, o valor pode estar divergente devido a sua solicitação ser uma renovação. Quando há um empréstimo vigente, com pelo menos 50% das parcelas quitadas e você faz uma nova solicitação, será descontado o valor da liquidação do título vigente para quitar o restante das parcelas abertas e a diferença será depositada na sua conta.13) Como faço para evitar que meu empréstimo seja criticado?
Para evitar que a solicitação de empréstimo seja criticada, é importante seguir todos os critérios de elegibilidade e utilizar o Aplicativo para efetuar a sua solicitação.14) Como faço quando não consigo mais assinar igual à minha assinatura do RG?
O processo de assinatura é realizado diretamente pelo aplicativo da Cooperativa, no ato da solicitação de empréstimo, nesse caso, você poderá enviar sua assinatura abreviada (rubrica).15) Não consigo imprimir meu contrato de empréstimo. O que faço?
Nestes casos, é preciso seguir o seguinte procedimento:
1. Entrar na opção Empréstimo, no menu esquerdo da sua tela;
2. Clicar no botão Consulta, também no menu da sua tela;
3. No campo de Situação, clicar na seta ao lado da palavra “Aprovado” e selecionar a opção “Pendente”;
4. No canto inferior direito, clicar em Atualizar;
5. Clicar em “Ver Contrato” e depois em imprimir. Caso continue com dificuldades para imprimir o seu contrato, envie uma mensagem para o nosso atendimento através do formulário de abertura de chamado disponível na página https://www.gpativa.com.br/contato/ , selecionando “Empréstimo” no campo de Assunto.
16) Quantos contratos posso ter ao mesmo tempo?
De acordo com a nossa política de crédito atual, é possível ter apenas um contrato de empréstimo em aberto por vez.17) Se eu tiver conta-salário, consigo receber o crédito do meu empréstimo?
Não é possível efetuar a liberação de créditos diretamente em uma conta-salário. Para receber seu empréstimo, é preciso enviar para Cooperativa, através do formulário de contato, um comprovante de uma conta corrente ou poupança (ex.: cópia do cartão com dados bancários, cópia do extrato bancário, etc.) em seu nome. Caso precise atualizar seus dados bancários, entre em contato com a ADP, pois usamos as mesmas informações.18) Gostaria de quitar meu empréstimo. Como faço?
O processo de quitação está disponível entre os dias 1 e 10 de cada mês (fim de semana não são considerados). Para quitar seu empréstimo, você deve seguir o seguinte procedimento:
- Acesse a página de abertura de chamado e selecione Quitação no campo Assunto.
- No campo Mensagem, informe que deseja quitar o seu empréstimo.
- A equipe da Cooperativa enviará para o seu e-mail o valor para quitação e dados bancários para transferência.
- Você deverá transferir o valor exato informado até o dia 10 e encaminhar o comprovante para a Cooperativa.
- Após a identificação do valor na conta da Cooperativa, seu empréstimo será baixado em nosso sistema.
19) Após a quitação do meu empréstimo, em quanto tempo eu posso pedir um novo empréstimo?
Você pode pedir um novo empréstimo 3 dias úteis após o envio do comprovante de transferência para quitação.20) Gostaria de saber o meu limite de empréstimo. Como faço?
A maneira mais fácil de consultar seu limite disponível é acessar Aplicativo da GPAtiva. Lá você terá acesso as informações e valores disponíveis.21) Acessei o Aplicativo e meu limite de crédito aparece zerado. Por que?
Se você tiver um título em aberto, seu limite aparecerá zerado, até que seja feita a baixa ou quitação do mesmo. Após estes processos, seu limite voltará normalmente.Caso, seja recém cooperado e ainda não tenha processado em folha a 1° cota, ou tiver menos de 3 meses de empresa. Nesse caso, deve aguardar o prazo de 3 meses e 1 dia colaborador e no mínimo 1° cota integralizada. O limite aparecerá automaticamente após esse período.
22) Fiz a solicitação do meu empréstimo através do Aplicativo, mas o status está como “Aguardando” e que a cooperativa entrará em contato comigo. O que faço?
A mensagem de “Aguardando” é um dispositivo de segurança de nosso Aplicativo e aparece quando a solicitação do empréstimo é realizada fora do raio de 100km do endereço cadastrado em nosso sistema. Como forma de validar se a solicitação foi feita por você mesmo, a equipe da Cooperativa entrará em contato via telefone ou e-mail em até 1 dia útil para confirmar a sua solicitação de empréstimo.23) Tirei fotos no aplicativo mas ainda não consigo pedir empréstimo ou acessar o menu principal do app. Por que isso acontece?
Quando você tira a foto, é preciso aguardar a análise e liberação para garantir sua segurança no acesso. Se a análise demorar mais do que 5 dias úteis, entre em contato através do telefone (11) 4004-0010, opção 2.24) Solicitei empréstimo pelo aplicativo e apareceu a mensagem de sucesso com a data do crédito, porém, o dinheiro não caiu na minha conta. O que devo fazer?
É possível acontecerem problemas de processamento e retorno de depósito por conta salário ou divergências. Sendo assim, acompanhe o status do empréstimo pelo app, no menu principal (mensagens e avisos), ou entre em contato com a cooperativa através do telefone (11) 4004- 0010, opção 225) Quando tentei solicitar empréstimo apareceu a mensagem que não possuo dados bancários cadastrados. O que devo fazer?
Existem duas situações em que isso acontece: A conta cadastrada no ADP é conta salário. Sendo assim, você precisa passar outra referência bancária em seu nome (conta corrente ou poupança). Basta enviar uma mensagem através do formulário de contato deste site com uma foto frente e verso do cartão ou extrato bancário (cerifique-se de cobrir o código de segurança do cartão ou saldos de sua conta). As suas informações bancárias não foram carregadas corretamente na cooperativa, portanto, envie uma mensagem através do formulário de contato deste site com uma foto frente e verso do cartão ou extrato bancário (cerifique-se de cobrir o código de segurança do cartão ou saldos de sua conta).26) Não consigo acessar o Autoatendimento. O que faço?
Envie uma mensagem para o nosso atendimento através do formulário de contato disponível na página https://www.gpativa.com.br/contato/27) Esqueci a minha senha do Autoatendimento. O que eu faço agora?
Acesse o aplicativo GPAtiva através da sua loja de aplicativos pelo celular, e através do botão esqueci minha senha/ desbloqueio de senha/habilitar celular, é possível, automaticamente, desbloquear e cadastrar senhas, liberar acessos ao app e autoatendimento, e habilitar celular para utilização, através de mensagem SMS, e não mais por e-mail.28) Quais os canais de comunicação da Cooperativa?
Os canais de comunicação da Cooperativa são:
– Site Institucional: www.gpativa.com.br
– Canal telefônico de atendimento: (11) 4004-0010 (opção 2) –
- Formulário de atendimento: https://www.gpativa.com.br/contato/
29) Qual o horário de atendimento por telefone?
O atendimento telefônico da Cooperativa está disponível de segunda à sexta, das 08h30 às 16h30, exceto feriados, no número (11) 4004-0010 (opção 2).30) Qual o horário do atendimento presencial e o que eu preciso levar?
O atendimento presencial na Cooperativa é de segunda à sexta, das 08h30 às 17h30h, exceto feriados e finais de semana. Para evitar deslocamentos desnecessários, sugerimos que primeiramente entre em contato através do telefone 4004-0010 (de segunda a sexta, das 08h30 às 16h30h).31) Qual o prazo para resposta da minha mensagem?
O prazo para resposta é de até 5 dias úteis.32) Estou ligando e ninguém atende. Qual o motivo e o que eu faço?
Quando isto acontece é porque nossos atendentes estão todos ocupados ou fora do horário de atendimento. Você pode aguardar na linha até que um atendente fique disponível ou enviar sua dúvida ou solicitação para através do Formulário de abertura de chamado. https://www.gpativa.com.br/contato/Benefícios
33) Quais são os benefícios, além do empréstimo?
Atualmente os benefícios disponíveis são:
– Estuda +: cooperados com filhos e dependentes legais em idade escolar, que atendam aos critérios de elegibilidade, recebem um crédito para ajudar na compra de material escolar;
– Previna +: vacinação gratuita para cooperados durante a campanha de vacinação da gripe do GPA;
– Veja +: auxílio para a compra lentes de contato e óculos de grau;
– Viva +: reembolso anual na compra de equipamentos corretivos.
Para mais informações e critérios de elegibilidade de cada benefício, acesse o site da Cooperativa.