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Perguntas Frequentes

Cooperativa

A Cooperativa é uma instituição financeira que pertence a todos os seus associados, que são empregados do Grupo Casino, Grupo Pão de Açúcar e Grupo Assaí. O contrato de adesão pode ser assinado tanto na hora da admissão quanto depois de estar na empresa. A Cooperativa de Crédito GPA nasceu em 1975. Desde a sua fundação, tem a missão de contribuir para o desenvolvimento, educação financeira e a qualidade de vida de seus cooperados. Alinhada à filosofia cooperativista, oferece uma série de vantagens em produtos, benefícios e serviços, além de orientação financeira

Os princípios cooperativistas são: livre adesão, gestão democrática, participação econômica dos membros, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade. 

Todos os cooperados têm direito de votar nas eleições e ser votado para representar os associados, participar das operações da cooperativa, examinar os livros contábeis e demais documentos da cooperativa e opinar e defender as suas ideias. Os deveres dos cooperados são: participar das assembleias (presencialmente ou através dos representantes), acatar as decisões da maioria, votar nas eleições e cumprir todos os compromissos que forem assumidos com a cooperativa. 

Todos os funcionários do Grupo Casino, Grupo Pão de Açúcar e Grupo Assaí. 

Para se associar, você pode clicar no link Associe-se, imprimir a ficha de adesão, preencher completamente, assinar e enviar através do Formulário de Contato, com o assunto Adesão.
Você também poderá enviar a ficha de adesão original via malote para Cooperativa – Sede Brigadeiro. 

As cotas de capital são as contribuições mensais, no valor de 1% do seu salário (arredondado para cima, com limite de R$100,00). É com essa contribuição que a cooperativa consegue executar todas as suas ações.  Esse dinheiro fica guardado e vai formando um “pé de meia” para o seu futuro. Quando você se desligar do GPA esse dinheiro é devolvido integralmente para você. 

Além de poupar dinheiro através das cotas de capital, todo associado tem acesso aos benefícios e parcerias disponíveis e tem à disposição as linhas de crédito com taxas de juros justas e competitivas com o mercado. Além disso, contribui para a melhoria da qualidade de vida de todos através das ações da Cooperativa. 

Além de contribuir com a melhoria da qualidade de vida de todos os associados, você tem à disposição todos os produtos, benefícios e parcerias da Cooperativa, tem acesso a todas as ações que que ela promove e o seu dinheiro está guardado para quando você deixar a companhia. Além de perder todas essas vantagens ao se desligar da Cooperativa, você também não poderá se reassociar após feito o desligamento. 

 

Empréstimo / Atendimento

Sendo cooperado, você pode solicitar empréstimos se tiver, pelo menos, 3 meses de contratação pela companhia, independentemente do tempo de associação à Cooperativa. Para pedir o seu empréstimo, você deve consultar o nosso guia, na seção de Empréstimo nesse site. 

Envie uma mensagem para o nosso atendimento através do formulário de contato disponível na página https://www.gpativa.com.br/contato/ 

Você deve utilizar o link “Esqueci minha senha” disponível na página inicial do Autoatendimento e seguir os passos indicados no site. Caso tenha dificuldades, consulte o Guia de Acesso ou envie uma mensagem para o nosso atendimento através do formulário de contato disponível na página https://www.gpativa.com.br/contato/ 

Para empréstimos solicitados pelo Autoatendimento, o prazo para avaliação da solicitação é de 5 dias úteis após o upload (envio pelo Autoatendimento) do contrato. 

Para empréstimos solicitados pelo Aplicativo, o prazo do crédito em conta é de 1 dia útil após processamento (confira o horário de processamento na tela do aplicativo, no momento da solicitação). 

Independentemente do canal utilizado para solicitação de empréstimo (autoatendimento ou aplicativo), o prazo para solicitação e aprovação de contratos de renovação é sempre do 5º dia útil até dia 13 de cada mês ou o último dia útil anterior ao dia 13,quando esta data cair em dia não útil (finais de semana ou feriados).

 

Para verificar se seu empréstimo foi aprovado, você deve acessar o Autoatendimento ou Aplicativo e conferir a situação de sua solicitação no item Empréstimo. 

Existem duas situações em que isso pode acontecer:

  1. Existe o IOF (Imposto sobre operações financeiras) que, por lei, a Cooperativa é obrigada a reter no ato do crédito em conta. O percentual cobrado sempre aparece nas simulações, antes da contratação do empréstimo.
  2. No segundo caso, o valor pode estar divergente devido a sua solicitação ser uma renovação. Quando há um empréstimo vigente, com pelo menos 50% das parcelas quitadas e você faz uma nova solicitação, será descontado o valor da liquidação do título vigente para quitar o restante das parcelas abertas e a diferença será depositada na sua conta.

Para evitar que a solicitação de empréstimo seja criticada, é importante seguir todos os critérios de elegibilidade e utilizar o nosso Autoatendimento ou Aplicativo para efetuar a sua solicitação. 

Neste caso é preciso enviar para a Cooperativa um documento com foto (CNH, Carteira de Trabalho, identidade de órgão de Classe, etc.) cuja assinatura seja semelhante à assinatura do contrato. 

Nestes casos, é preciso seguir o seguinte procedimento:
1. Entrar na opção Empréstimo, no menu esquerdo da sua tela
2. Clicar no botão Consulta, também no menu da sua tela
3. No campo de Situação, clicar na seta ao lado da palavra “Aprovado” e selecionar a opção “Pendente”
4. No canto inferior direito, clicar em Atualizar
5. Clicar em “Ver Contrato” e depois em imprimir.
Caso continue com dificuldades para imprimir o seu contrato, envie uma mensagem para o nosso atendimento através do formulário de contato disponível na página https://www.gpativa.com.br/contato/ , selecionando “Empréstimo” no campo de Assunto

De acordo com a nossa política de crédito atual, é possível ter apenas um contrato de empréstimo em aberto por vez.

Não é possível efetuar a liberação de créditos diretamente em uma conta-salário. Para receber seu empréstimo, é preciso enviar para Cooperativa, através do formulário de contato, um comprovante de uma conta corrente ou poupança (ex.: cópia do cartão com dados bancários, cópia do extrato bancário, etc.) em seu nome. Caso precise atualizar seus dados bancários, entre em contato com a ADP, pois usamos as mesmas informações.

O processo de quitação está disponível entre os dias 1 e 10 de cada mês. Para quitar seu empréstimo, você deve seguir o seguinte procedimento:
1. Envie uma mensagem com o Assunto Quitação através do FORMULÁRIO DE CONTATO, disponível em https://www.gpativa.com.br/contato/ , informando seu nome completo e número de matricula.
2. Este e-mail será respondido com o valor para quitação e dados bancários para transferência.
3. Você deve efetuar a transferência dos valores até o dia 10, utilizando os dados que constam no e-mail e enviar o comprovante para a Cooperativa.
Uma vez recebido o seu comprovante de transferência e identificado os valores na conta da Cooperativa, efetuaremos a baixa do seu empréstimo. 

Você pode pedir um novo empréstimo 3 dias úteis após o envio do comprovante de transferência para quitação. 

A maneira mais fácil de consultar seu limite disponível é acessar o Autoatendimento da Cooperativa através do site https://gpa.e-coopcred.com.br

Se você tem um título em aberto, seu limite aparecerá zerado até que seja feita a baixa ou quitação do mesmo. Após estes processos, seu limite voltará normalmente. 

Os canais de comunicação da Cooperativa são:
– Site Institucional: www.gpativa.com.br
– Canal telefônico de atendimento: (11) 4004-0010 (opção 2)
– Formulário de atendimento: https://www.gpativa.com.br/contato/

O atendimento telefônico da Cooperativa está disponível de segunda à sexta, das 10h às 16h, exceto feriados, no número (11) 4004-0010 (opção 2). 

Devido à pandemia de COVID-19, a equipe da GPAtiva está atendendo de maneira 100% digital. Evite deslocamentos desnecessários e entre em contato através do telefone 4004-0010 (de segunda a sexta, das 10h às 16h). 

O prazo para resposta é de até 3 dias úteis. 

Quando isto acontece é porque nossos atendentes estão todos ocupados ou fora do horário de atendimento. Você pode aguardar na linha até que um atendente fique disponível ou enviar sua dúvida ou solicitação para através do Formulário de Contato https://www.gpativa.com.br/contato/ 

Benefícios

Atualmente os benefícios disponíveis são:
– Estuda +: cooperados com filhos e dependentes legais em idade escolar, que atendam aos critérios de elegibilidade, recebem um crédito no cartão Multicheque para ajudar na compra de material escolar
– Previna +: vacinação gratuita para cooperados durante a campanha de vacinação da gripe do GPA
– Veja +: auxílio para a compra lentes de contato e óculos de grau
– Viva +: reembolso anual na compra de equipamentos corretivos.

Para mais informações e critérios de elegibilidade de cada benefício, acesse o site da Cooperativa. 

Sim, a utilização dos benefícios é independente das demais, desde que atendidos todos os critérios de elegibilidade. 

Atualmente, os reembolsos são exclusivos para os associados. 

Sim, todos os reembolsos são feitos diretamente na conta do associado cadastrada na ADP. Caso essa conta seja uma conta salário, é necessário que o colaborador informe para a cooperativa uma conta corrente ou poupança de sua titularidade para que os valores sejam transferidos. 

Impostos

Você não paga nenhum imposto sobre as contribuições que faz para a Cooperativa.
Ao pagar juros sobre o seu capital, a Cooperativa já faz a retenção e o pagamento do imposto de renda aplicável, semelhante ao que o GPA faz no pagamento dos salários. A Cooperativa também disponibiliza o Informe de Rendimento, que te auxiliará no preenchimento correto da declaração anual do imposto de renda. 

Você não precisa pagar nenhum imposto ao pedir um empréstimo. Ao efetuar a liberação da sua solicitação, a Cooperativa já faz a retenção e pagamento de todos os impostos que incidem sobre essa operação. 

Não há incidência de nenhum imposto sobre os reembolsos pagos pela Cooperativa. 

LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados

A LGPD (Lei 13.709/2018 – Geral de Proteção de Dados Pessoais) tem como objetivo, proteger os direitos fundamentais de liberdade, privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa física, permitindo aos titulares maior transparência e controle sobre o tratamento de seus dados. Essa lei terá sua aplicabilidade exigida em 18/09/2020, ou seja, a partir desta data a GPAtiva atuará conforme a Lei 13.709/2018 – Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Em linhas gerais, a LGPD regula as atividades em relação ao tratamento de dados pessoais de pessoas físicas e prevê que tais dados apenas poderão ser tratados mediante a utilização de uma base legal. A LGPD possui 10 bases legais. Além disso, a lei dispõe de diversas obrigações e requisitos que devem ser observados para o tratamento de dados e concede vários direitos aos titulares dos dados pessoais.

A lei vem para  mudar a forma de operação das empresas, que passarão a ter a obrigação de estabelecer regras claras sobre o tratamento de dados pessoais, impondo um padrão mais elevado de proteção e governança de dados, além de prever penalidades significativas para o não cumprimento da lei.

“Dados Pessoais” – São aqueles dados e informações obtidas através de meio on-line ou off-line, capazes de identificar ou tornar identificáveis pessoas físicas, incluindo dados que possam ser combinados com outras informações para identificar um indivíduo. “Dados Sensíveis” – São aqueles Dados Pessoais referentes à origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a um indivíduo, ou qualquer dado que, quando combinado com outras informações, possa inferir um dado pessoal sensível.

Ao fazer sua adesão à Cooperativa, coletamos seus dados pessoais através dos formulários e canais de atendimento (quando acessado por você, através de login e senha). Para saber mais sobre a coleta de seus dados pessoais, acesse nossa Política de Privacidade no site https://gpativa.com.br/politica-de-privacidade/.

A coleta dos seus Dados dependerá da interação que você tem com nossos Serviços. Por exemplo, coletamos os Dados que você mesmo compartilha conosco quando faz sua adesão à Cooperativa. Para saber mais sobre quais dados pessoais são coletados e suas devidas finalidades, acesse nossa Política de Privacidade no site https://gpativa.com.br/politica-de-privacidade/

A GPAtiva opera em parceria com uma série de outras empresas para oferecer seus Serviços. Dessa forma, podemos compartilhar seus Dados Pessoais com essas empresas, sempre buscando preservar ao máximo a sua privacidade e, sempre que possível, de forma anônima. Para saber mais sobre o compartilhamento de seus dados, acesse nossa Política de Privacidade no site https://gpativa.com.br/politica-de-privacidade/.

 Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira garante que você tenha uma série de direitos relacionados a eles. A Cooperativa se compromete a manter, tratar e divulgar os dados pessoais do cooperado e de seus dependentes, quando aplicável, de acordo com a Política de Privacidade, disponibilizada e acessível a todos os cooperados por meio do site https://gpativa.com.br/politica-de-privacidade/.

As orientações previstas nesta Política têm como principais objetivos: (i) Assegurar que os Dados Pessoais sejam armazenados em período adequado, observado o tempo necessário para cumprimento da sua finalidade; (ii) Minimizar a retenção desnecessária de Dados Pessoais; e (iii) Garantir que os registros referentes à retenção e ao descarte de Dados Pessoais sejam eficientes, apropriados e devidamente armazenados.

A Cooperativa possui um canal especifico para receber duvidas ou pedidos sobre este assunto. Basta enviar e-mail para privacidade-cooperativa@gpabr.com.

Você, como colaborador, pode deixar de fazer parte da Cooperativa e seus dados passam a ficar inativos em nosso banco de dados. A Cooperativa possui um canal especifico para receber duvidas ou pedidos sobre este assunto. Basta enviar e-mail para privacidade-cooperativa@gpabr.com

Outras perguntas

Caso você deseje se desligar da Cooperativa, você deve preencher o formulário de solicitação de desligamento e enviar via malote para Cooperativa. Vale destacar que, caso você se desligue da Cooperativa, você perde todos os benefícios e parcerias e não poderá se associar novamente. 

De acordo com o Estatuto da Cooperativa, não é possível se associar novamente uma vez desligado. 

Após a sua reintegração, você deve entrar em contato com a Cooperativa para processar a sua nova adesão.
Você deve enviar uma nova ficha de adesão e aportar o valor de 3 cotas de capital, sempre lembrando de enviar o comprovante para a Cooperativa.
Depois que sua adesão for processada, você manterá todos os seus benefícios, inclusive o seu limite para empréstimos.

Você deve entrar em contato com a Cooperativa para que as pendências possam ser regularizadas. 

Antes de pedir um novo empréstimo, é necessário que você entre em contato com a Cooperativa para regularizar o seu título e efetuar a quitação do título em aberto. Depois da quitação, é possível pedir um novo empréstimo normalmente, desde que os demais critérios de elegibilidade sejam atendidos. 

A mensagem de “Aguardando” é um dispositivo de segurança de nosso Aplicativo e aparece quando a solicitação do empréstimo é realizada fora do raio de 100km do endereço cadastrado em nosso sistema. Como forma de validar se a solicitação foi feita por você mesmo, a equipe da Cooperativa entrará em contato via telefone ou e-mail em até 1 dia útil para confirmar a sua solicitação de empréstimo.

 

Quando você tira a foto, é preciso aguardar a análise e liberação para garantir sua segurança no acesso. Se a análise demorar mais do que 5 dias úteis, entre em contato através do telefone (11) 4004-0010, opção 2

É possível acontecerem problemas de processamento e retorno de depósito por conta salário ou divergências. Sendo assim, acompanhe o status do empréstimo pelo app, no menu principal (mensagens e avisos), ou entre em contato com a cooperativa através do telefone (11) 4004-0010, opção 2

Existem duas situações em que isso acontece:

  1. A conta cadastrada no ADP é conta salário. Sendo assim, você precisa passar outra referência bancária em seu nome (conta corrente ou poupança). Basta enviar uma mensagem através do formulário de contato deste site com uma foto frente e verso do cartão ou extrato bancário (cerifique-se de cobrir o código de segurança do cartão ou saldos de sua conta).
  2. As suas informações bancárias não foram carregadas corretamente na cooperativa, portanto, envie uma mensagem através do formulário de contato deste site com uma foto frente e verso do cartão ou extrato bancário (cerifique-se de cobrir o código de segurança do cartão ou saldos de sua conta).

Você pode entrar em contato com a Cooperativa  através do telefone (11) 4004-0010 (opção 2) ou através do Formulário de Contato https://www.gpativa.com.br/contato/