PERGUNTAS FREQUENTES

Cooperativa

O que é a Cooperativa de crédito? 

A Cooperativa é uma instituição financeira que pertence a todos os seus associados. Os associados são colaboradores do GPA que assinam o contrato de adesão (tanto na hora da admissão quanto depois de estar na empresa). A Cooperativa de Crédito GPA nasceu em 1975. Desde a sua fundação, tem a missão de contribuir para o desenvolvimento, educação financeira e a qualidade de vida de seus cooperados. Alinhada à filosofia cooperativista, oferece uma série de vantagens em produtos, benefícios e serviços, além de orientação financeira.

Quais são os princípios cooperativistas? 

Os princípios cooperativistas são: livre adesão, gestão democrática, participação econômica dos membros, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade. 

Quais são meus direitos e deveres como cooperado? 

Todos os Cooperados têm direito de votar nas eleições e ser votado para representar os associados, participar das operações da Cooperativa, examinar os livros contábeis e demais documentos da Cooperativa e opinar e defender as suas ideias. Os deveres dos Cooperados são: participar das assembleias da Cooperativa (presencialmente ou através dos representantes), acatar as decisões da maioria, votar nas eleições e cumprir todos os compromissos que forem assumidos com a Cooperativa. 

Quem pode se associar? 

Todos os funcionários do GPA, exceto funcionários Via Varejo e Cnova, podem se associar à Cooperativa. 

Como posso participar e me associar à Cooperativa? 

Para se associar, você pode clicar no link Associe-se neste site, imprimir a ficha de adesão, preencher corretamente, assinar e enviar via malote para Cooperativa. Você também pode solicitar a ficha de adesão para seu RH ou diretamente com a Cooperativa, através do e-mail cooperativa-adesao@gpabr.com, preencher corretamente, assinar e enviar via malote para Cooperativa. 

O que são cotas? Elas têm algum custo? 

As cotas de capital são as contribuições mensais, no valor de 1% do seu salário (arredondado para cima, com limite de R$80,00). É com essa contribuição que a cooperativa consegue executar todas as suas ações. Esse valor fica guardado na Cooperativa, é remunerado uma vez ao ano, com base no resultado da Cooperativa. Esse dinheiro fica guardado e vai formando um “pé de meia” para o seu futuro. Quando você se desligar do GPA esse dinheiro é devolvido integralmente para você. 

Quais são as vantagens de me tornar cooperado? 

Além de construir o seu pé de meia para o futuro através das cotas de capital, todo associado tem acesso aos benefícios e parcerias disponíveis e tem à disposição as linhas de crédito com juros mais baixos que o mercado. Além disso, contribui para a melhoria da qualidade de vida de todos através das ações da Cooperativa. 

Por que devo optar pela Cooperativa, e não usar meu Banco ou Instituição Financeira conhecida? 

Você deve optar pela Cooperativa porque as condições e taxas aplicadas são mais favoráveis se comparadas às taxas dos principais bancos de varejo. Além disso, a Cooperativa oferece uma série de benefícios para todos os cooperados. 

Não utilizo os produtos e serviços da Cooperativa, por que devo me manter associado?

Além de contribuir com a melhoria da qualidade de vida de todos os associados, você tem à disposição todos os produtos, benefícios e parcerias da Cooperativa, tem acesso a todas as ações que que ela promove e o seu dinheiro está rendendo juros. Além de perder todas essas vantagens ao se desligar da Cooperativa, você também não poderá se reassociar após feito o desligamento. 

Empréstimo / Atendimento

Quando e como posso pedir meu primeiro empréstimo? 

Sendo cooperado, você pode solicitar empréstimos se tiver, pelo menos, 3 meses de contratação pelo GPA, independentemente do tempo de associação à Cooperativa. Para pedir o seu empréstimo, você deve consultar o nosso guia, na seção de Empréstimo nesse site. 

Não consigo acessar o Autoatendimento. O que faço? 

Entre em contato com o nosso atendimento através do e-mail cooperativa-suporte@gpabr.com

Esqueci a minha senha do Autoatendimento. O que eu faço agora? 

Você deve utilizar o link “Esqueci minha senha” disponível na página inicial do Autoatendimento e seguir os passos indicados no site. Caso tenha dificuldades, consulte o Guia de Acesso ou entre em contato com o atendimento da Cooperativa através do e-mail cooperativa-suporte@gpabr.com

Qual o prazo para o meu empréstimo ser aprovado? 

O prazo para avaliação da solicitação de empréstimo é de 5 dias úteis após o recebimento do contrato pela Cooperativa. 

Como sei se o meu empréstimo foi aprovado? 

Para verificar se seu empréstimo foi aprovado, você deve acessar o Autoatendimento e conferir a situação de sua solicitação no item Empréstimo ou entrar em contato com a Cooperativa através do e-mail cooperativa-emprestimo@gpabr.com

Por que solicitei um valor de empréstimo e o crédito que caiu na conta corrente é outro? 

Quando ocorre a liberação dos créditos do empréstimo, a Cooperativa precisa reter o valor do IOF, que é o imposto que incide em operações financeiras. 

Meu empréstimo foi criticado. Isso significa que não posso pedir mais empréstimo? 

Não! Se a solicitação de empréstimo for criticada, é preciso que você entre em contato com a Cooperativa para que a situação seja regularizada e sua solicitação aprovada. Os principais motivos de crítica das solicitações de empréstimo são:
- Falta de assinatura no formulário
- Assinatura diferente da assinatura do documento enviado
- Não envio da cópia do documento


Como faço para evitar que meu empréstimo seja criticado?

Para evitar que a solicitação de empréstimo seja criticada, é importante seguir todos os critérios de elegibilidade e utilizar o nosso Autoatendimento para efetuar a sua solicitação. 

Como faço quando não consigo mais assinar igual à minha assinatura do RG? 

Neste caso é preciso enviar para a Cooperativa um documento com foto (CNH, Carteira de Trabalho, identidade de órgão de Classe, etc.) cuja assinatura seja semelhante à assinatura do contrato. 

Não consigo imprimir meu contrato de empréstimo. O que faço? 

Nestes casos, é preciso seguir o seguinte procedimento:
1. Entrar na opção Empréstimo, no canto esquerdo da sua tela
2. Clicar no botão Consulta, também no canto esquerdo da sua tela
3. No campo de Situação, clicar na seta ao lado da palavra “Aprovado” e selecionar a opção “Pendente”
4. No canto inferior direito, clicar em Atualizar
5. Clicar em “Ver Contrato” e depois em imprimir.
Caso continue com dificuldades para imprimir o seu contrato, entre em contato com o nosso atendimento através do e-mail cooperativa-suporte@gpabr.com

Quantos contratos posso ter ao mesmo tempo? 

De acordo com a nossa política de crédito atual, é possível ter apenas um contrato de empréstimo em aberto por vez. 

Se eu tiver conta-salário, consigo receber o crédito do meu empréstimo? 

Não é possível efetuar a liberação de créditos diretamente em uma conta-salário. Para receber seu empréstimo, é preciso enviar para Cooperativa, por e-mail, um comprovante de uma conta corrente ou poupança (ex.: cópia do cartão com dados bancários, cópia do extrato bancário, etc.) em seu nome. Caso precise atualizar seus dados bancários, entre em contato com a ADP, pois usamos as mesmas informações. 

Gostaria de quitar meu empréstimo. Como faço? 

O processo de quitação está disponível entre os dias 1 e 10 de cada mês. Para quitar seu empréstimo, você deve seguir o seguinte procedimento:
1. Enviar um e-mail para cooperativa-quitacao@gpabr.com com seu nome completo e número de matricula.
2. Este e-mail será respondido com o valor para quitação e dados bancários para transferência.
3. Você deve efetuar a transferência dos valores até o dia 10, utilizando os dados que constam no e-mail e enviar o comprovante para a Cooperativa.
Uma vez recebido o seu comprovante de transferência e identificado os valores na conta da Cooperativa, efetuaremos a baixa do seu empréstimo. 

Após a quitação do meu empréstimo, em quanto tempo eu posso pedir um novo empréstimo? 

Você pode pedir um novo empréstimo 3 dias úteis após o envio do comprovante de transferência para quitação. 

Gostaria de saber o meu limite de empréstimo. Como faço? 

A maneira mais fácil de consultar seu limite disponível é acessar o Autoatendimento da Cooperativa através do site https://gpa.e-coopcred.com.br

Acessei o Autoatendimento e meu limite de crédito aparece zerado. Por que? 

Se você tem um título em aberto, seu limite aparecerá zerado até que seja feita a baixa ou quitação do mesmo. Após estes processos, seu limite voltará normalmente. 

Quais os canais de comunicação da Cooperativa? 

Os canais de comunicação da Cooperativa são:
- Site Institucional: www.gpativa.com.br
- Canal telefônico de atendimento: (11) 4004-0010 (opção 2)
- E-mails de atendimento:
- cooperativa-beneficios@gpabr.com
- cooperativa-emprestimo@gpabr.com
- cooperativa-suporte@gpabr.com
- cooperativa-quitacao@gpabr.com
- cooperativa-adesao@gpabr.com

Qual o horário de atendimento por telefone? 

O atendimento telefônico da Cooperativa está disponível de segunda à sexta, das 9h às 17h, exceto feriados, no número (11) 4004-0010 (opção 2). 

Qual o horário do atendimento presencial e o que eu preciso levar? 

O atendimento presencial da Cooperativa está disponível de segunda à sexta, das 9h às 16h, exceto feriados. Você deve levar crachá e documento com foto. 

Qual o prazo para resposta do meu e-mail? 

O prazo para resposta do seu e-mail é de até 3 dias úteis. 

Estou ligando e ninguém atende. Qual o motivo e o que eu faço? 

Quando isto acontece é porque nossos atendentes estão todos ocupados. Você deve aguardar na linha até que um atendente fique disponível. Caso não possa aguardar, a alternativa é enviar sua dúvida ou solicitação para o respectivo e-mail da cooperativa:
- cooperativa-beneficios@gpabr.com
- cooperativa-emprestimo@gpabr.com
- cooperativa-suporte@gpabr.com
- cooperativa-quitacao@gpabr.com
- cooperativa-adesao@gpabr.com

Meus e-mails estão voltando. O que eu faço? 

Se seu e-mail não está sendo enviado ou você recebe uma mensagem de erro, é preciso entrar em contato com o suporte NAUS e solicitar a limpeza de Cache do seu e-mail. Após esse processo, é só reenviar o seu e-mail. 

Benefícios

Quais são os benefícios, além do empréstimo? 

Atualmente os benefícios disponíveis são:
- Estuda +: cooperados com filhos e dependentes legais em idade escolar, que atendam aos critérios de elegibilidade, recebem um cartão para ajudar na compra de material escolar
- Previna +: vacinação gratuita para cooperados durante a campanha de vacinação da gripe do GPA
- Conquista +: cooperados e seus dependentes legais que não possuam Ensino Fundamental ou Ensino Médio, acima de 18 anos, têm bolsa de 100% em Ensino Supletivo
- Veja +: reembolso anual de até R$ 350 na compra lentes de contato e óculos de grau
- Viva +: reembolso anual até 30% do valor de equipamentos corretivos, com limite de R$300.

Além dos benefícios oferecidos, os cooperados também têm acesso a uma série de parcerias e podem participar de todas as ações e eventos da Cooperativa. Para mais informações e critérios de elegibilidade de cada benefício, acesse o site da Cooperativa. 

Posso utilizar mais de um benefício ao mesmo tempo? 

Sim, a utilização dos benefícios é independente das demais, desde que atendidos todos os critérios de elegibilidade. 

Os benefícios são exclusivos para os associados? 

Atualmente, os reembolsos são exclusivos para os associados. O benefício do supletivo é estendido para os dependentes também. 

O reembolso é feito diretamente na conta do colaborador? E quando é pago o reembolso? 

Sim, todos os reembolsos são feitos diretamente na conta do associado cadastrada na ADP. Caso essa conta seja uma conta salário, é necessário que o colaborador informe, por e-mail, uma conta corrente ou poupança de sua titularidade para que os valores sejam transferidos. As solicitações enviadas até o último dia do mês serão pagas no dia 7 do mês seguinte. Ex.: Caso envie sua solicitação no dia 1 de março, ela será paga no dia 7 de abril. 

Impostos

Pago algum imposto por contribuir com as cotas ou receber os juros do rendimento? Minha declaração de impostos de renda sofre alguma mudança? 

Você não paga nenhum imposto sobre as contribuições que faz para a Cooperativa.
Ao pagar juros sobre o seu capital, a Cooperativa já faz a retenção e o pagamento do imposto de renda aplicável, semelhante ao que o GPA faz no pagamento dos salários. A Cooperativa também disponibiliza o Informe de Rendimento, que te auxiliará no preenchimento correto da declaração anual do imposto de renda. 

Pago algum imposto ao pedir um empréstimo? 

Você não precisa pagar nenhum imposto ao pedir um empréstimo. Ao efetuar a liberação da sua solicitação, a Cooperativa já faz a retenção e pagamento de todos os impostos que incidem sobre essa operação. 

Pago algum imposto ao receber os reembolsos que a Cooperativa oferece? 

Não há incidência de nenhum imposto sobre os reembolsos pagos pela Cooperativa. 

Outras perguntas

Como faço para me desligar da Cooperativa? 

Caso você deseje se desligar da Cooperativa, você deve preencher o formulário de solicitação de desligamento e enviar via malote para Cooperativa. Vale destacar que, caso você se desligue da Cooperativa, você perde todos os benefícios e parcerias e não poderá se associar novamente. 

Me desliguei da Cooperativa e agora quero voltar. O que faço? 

De acordo com o Estatuto da Cooperativa, não é possível se associar novamente uma vez desligado. 

Fui reintegrado. Isso significa que automaticamente retorno para a Cooperativa? 

Após a sua reintegração, você deve entrar em contato com a Cooperativa para processar a sua nova adesão.
Você deve enviar uma nova ficha de adesão e aportar o valor de 3 contas de capital, sempre lembrando de enviar o comprovante para a Cooperativa.
Depois que sua adesão for processada, você manterá todos os seus benefícios, inclusive o seu limite para empréstimos.

Fui afastado e possuo empréstimo em aberto na Cooperativa. O que devo fazer? 

Você deve entrar em contato com a Cooperativa para que as pendências possam ser regularizadas. 

Fui afastado e possuo saldo devedor na Cooperativa. Posso pedir novo empréstimo? 

Antes de pedir um novo empréstimo, é necessário que você entre em contato com a Cooperativa para regularizar o seu título e efetuar a quitação do título em aberto. Depois da quitação, é possível pedir um novo empréstimo normalmente, desde que os demais critérios de elegibilidade sejam atendidos. 

Tenho uma dúvida que não está neste FAQ. Como faço? 

Você pode entrar em contato com a Cooperativa presencialmente, através do telefone (11) 4004-0010 (opção 2) ou através dos e-mails da Cooperativa: - 

- cooperativa-beneficios@gpabr.com

- cooperativa-emprestimo@gpabr.com

- cooperativa-suporte@gpabr.com
- cooperativa-quitacao@gpabr.com
- cooperativa-adesao@gpabr.com






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